Você sabia que há maior risco de osteopenia e osteoporose após cirurgia bariátrica?

O tratamento da obesidade pela cirurgia bariátrica representa um fator de risco para o desenvolvimento de osteopenia ou osteoporose. Após cirurgia de bypass gástrico pode ocorrer frequentemente ingestão inadequada de proteínas, de cálcio e de vitamina D.

É muito comum também o evento de hiperparatireoidismo secundário. Para o equilíbrio do metabolismo ósseo faz-se necessário monitoramento regular da ingesta de nutrientes, aporte metabólico, suplementação de vitaminas além de controle de níveis séricos de cálcio, fósforo, vitamina D e PTH.

Devemos atentar que a densitometria pode ser influenciada pelas modificações do panículo adiposo no período pós-operatório e não se recomenda a solicitação na fase de perda rápida de peso. Siga corretamente as recomendações de seu médico e nutricionista. Em caso de dúvidas sobre sua saúde óssea procure um Reumatologista.

As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica. Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann - Reumatologia e Clínica da Dor
CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web