Você sabe como surge a febre reumática?

A febre reumática é uma doença inflamatória que acomete crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, e pode comprometer as articulações, pele, coração e cérebro. Ela aparece como reação a uma infecção de garganta, causada por uma bactéria conhecida como estreptococo. Nem todas as crianças com esta infecção irão apresentar a febre reumática, apenas aquelas que possuem predisposição hereditária, algo que ainda não pode ser identificada.

Além da febre alta (podendo chegar a 39 graus), dor intensa e inchaço das articulações de forma migratória, isto é, acomete uma articulação e ao acometer uma segunda a primeira melhora, sintomas cardíacos (falta de ar, cansaço, dor no peito), sintomas neurológicos (fraqueza muscular, movimentos involuntários, fala arrastada e até convulsões ) e manchas ou nódulos na pele. Os sintomas aparecem até 6 semanas após a infecção na garganta. É importante destacar que a febre reumática deve ser tratada precocemente para evitar principalmente a cardite, inflamação nas válvulas do coração que pode trazer complicações. Não se trata febre reumática com antibióticos .
Fique atento aos sintomas do seu filho e busque um reumatologista para diagnóstico diferencial das dores articulares e tratamento adequado.

As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica. Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann
Reumatologia e Clínica da Dor
CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web