Vasculites Sistêmicas

Pacientes com Vasculites Sistêmicas apresentam, dentro de um período de dias ou semanas, alguns sintomas gerais como febre, cansaço e artralgias. Podem apresentar também sintomas que vão variar de acordo com o órgão (e tipo de vaso) acometido. O envolvimento cutâneo com formação de nódulos e livedo reticular (linhas arroxeadas na pele) é mais típico da Poliarterite Nodosa. Principalmente na Poliarterite Nodosa e na Arterite de Takayasu, pode ser observada Hipertensão Arterial importante devido ao comprometimento renal.

Na Granulomatose de Wegener, Síndrome de Churg-Strauss e na Poliangeíte Microscópica o acometimento renal pode levar a perda da função e necessidade de diálise.

Sinais e sintomas neurológicos são mais frequentemente observados na Poliarterite Nodosa e na Granulomatose de Wegener. Também na Granulomatose de Wegener, o primeiro sintoma pode ser o de uma sinusopatia de repetição, mas comprometimento otorrinolaringológico é também observado principalmente na Síndrome de Churg-Strauss.

Na Arterite Temporal, o principal sintoma clínico é cefaleia de início súbito, em região temporal, às vezes acompanhada por espessamento da artéria temporal. Como podemos ver, os sintomas podem ser muito variados, e embora observemos com maior frequência alguns tipos de sintomas em determinadas doenças, eles podem ocorrer em qualquer tipo de Vasculite Sistêmica.

A inflamação causa oclusão das artérias podendo ocasionar lesões em membros, rins, pulmão, coração, cérebro, etc.

Dr. Eduardo Luís Pochmann - Reumatologia e Clínica da Dor - CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570

FB/Insta: @eduardopochamnnreumato

Consultório: (51) 3713-2544 | Saint Gallen (51) 3715-6586


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web