Sintomas de Artrite Enteropática

Aproximadamente 1 em cada 5 pessoas (20%) com DII (retocolite ulcerativa e doença de Crohn) irão desenvolver artrite enteropática. A maioria das pessoas com DII irão descobrir que tem artrite enteropática após desenvolver dores no corpo ou dores articulares (artralgia). Às vezes o diagnóstico é da forma contrária, indivíduos com sintomas articulares descobrem que tem DII. A artrite enteropática pode ser bem diferente entre os indivíduos, por isso os sintomas diferem em como a doença se desenvolve se apresenta em cada pessoa.

A forma mais comum de apresentação da doença é através de dores pelo corpo e artralgia. Não existe inflamação ou inchaço nas articulações, mas a dor pode ser debilitante. Essa forma de apresentação pode se assemelhar muito com a fibromialgia, doença que cursa com dor crônica difusa. Neste caso, a dor articular e muscular podem ser secundárias à DII. A dor pode melhorar assim que a doença intestinal dor adequadamente tratada.

Outra forma é a inflamação da coluna e da articulação sacroilíacas (articulação localizada entre a coluna e a bacia). Esta inflamação causa uma dor diferente das dores comuns da coluna, é uma dor que piora com o repouso, alivia com a movimentação e é acompanhada de uma rigidez matinal (a coluna fica mais “travada” no período da manhã). É semelhante ao da espondilite anquilosante. Enquanto a grande maioria dos indivíduos com espondilite possui um gene conhecido como HLA-B27, apenas metade possuem esse gene. Diferente das dores corporais e da artralgia, a inflamação na coluna a nas sacroilíacas podem não melhorar com o adequado controle dos sintomas intestinais.

A artrite enteropática pode afetar as articulações periféricas (dos membros) da extremidade inferior do corpo (quadril, joelhos e tornozelos) e ocasionalmente punhos e cotovelos. Essa forma de apresentação causa dor articular de início agudo (súbito) e normalmente está associada com a inflamação intestinal. Menos comumente, a artrite pode ser crônica, ou seja, de duração mais prolongada afetando múltiplas articulações incluindo joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros, punhos e mãos.

As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica. Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann - Reumatologia e Clínica da Dor
CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web