Sarcopenia

A doença, caracterizada pela perda de massa e força muscular com o passar dos anos, pode causar dificuldades na execução de tarefas simples do dia a dia. 
Fatores como sedentarismo, má alimentação e algumas doenças reumáticas podem agravar o quadro, principalmente após os 40 anos – idade em que a média de perda muscular é entre 3 e 5% ao ano. 
Apesar de não ser um diagnóstico definitivo para a doença, a medida da circunferência da panturrilha pode ser um indicador: para homens, o ideal é que não seja menor que 34 cm; nas mulheres, 33 cm.
Houve grande aumento de casos da doença neste ano, devido a restrições impostas na pandemia. Isso dificultou que pessoas idosas se exercitassem, fizessem caminhadas ou fossem fazer fisioterapia. 
A prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e noite de sono – além de manter em dia boas doses de vitamina D – podem contribuir na prevenção da doença. É indicado que àqueles acometidos com sarcopenia devem tomar suplemento vitamínico especial para o caso e fazer reforço muscular em academia ou fisioterapia. 
É de extrema importância que todas as pessoas acima de 65 anos, façam caminhadas ao menos 3 vezes na semana, usem máscara e álcool gel e evitem aglomerações.
Em caso de dúvida, consulte um reumatologista que poderá auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento.
As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica.
Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann - Reumatologia e Clínica da Dor
CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web