Reunião especial debate retomada da economia em Santa Cruz

Uma reunião especial realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, dia 27, teve o objetivo de debater a retomada da economia no município em meio à pandemia do coronavírus. A proposta foi dos vereadores Alex Knak (MDB), Bruno Cesar Faller (PDT) e Francisco Carlos Smidt (PSDB).

Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carina Inês Panke da Silva; o presidente da ACI, Gabriel de Borba; o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz; o presidente da Assemp, Eduardo Kroth; o presidente do Comitê Tributário de Santa Cruz do Sul, Guilherme Pedroso e o vice-presidente do Sinduscon/RS, Astor Grüner.

O vereador Alex Knak destacou que o debate da temática é importante, pois muitos municípios já apresentaram os planos estratégicos para retomada da economia após a pandemia. “Queremos ouvir e debater soluções para o nosso município. Juntos, queremos encontrar e construir caminhos para minimizar os efeitos da crise sanitária e econômica, afinal, a saúde econômica de Santa Cruz interessa toda a sociedade”, observa o autor da proposição, vereador Alex Knak.

A secretária Carina Inês Panke da Silva, em seu pronunciamento, destacou o trabalho que o município vem fazendo e apresentou as obras e investimentos que irão alavancar a economia em meio à crise. Carina ainda apresentou um paralelo entre abertura e fechamento de empresas no período de 23/03 a 23/06, dos anos de 2019 e 2020. Em 2019 houve a abertura de 500 empresas, enquanto que houve o fechamento de 165. No mesmo período deste ano houve a abertura de 299 empresas e foram fechadas 111.

Além disso, ela destacou as ações do Banco do Povo, um projeto da Prefeitura, que oferece crédito para as empresas a juros subsidiados. Segundo a secretária, atualmente são 50 empresas que usufruem de financiamentos, sendo que 630 empresas formais e informais procuraram atendimento, sendo liberado mais de R$ 610 mil. Ela citou ainda auxílios às empresas para instalação no município, além de investimentos na área do turismo.

Confira os demais posicionamentos

Astor Grüner (Sinduscon/RS) – sugeriu qualificar as camadas mais humildes para se habilitarem a emprego e renda, tanto na zona urbana como rural. Ele destacou que deveria ter uma qualificação maior na zona rural, que vem aumentando a produção e a qualidade dos produtos, mas ressaltou que os produtores têm dificuldades em relação a marketing e colocação de seus produtos. Também sugeriu o fortalecimento da marca de Santa Cruz do Sul, que possui um forte nome no Estado, para a demarcação de produtos da cidade. Já em relação à construção civil, o setor já repassou questões para a Prefeitura, mas ressalta que é fundamental ter uma desburocratização de processos, em especial no quesito licenciamento eletrônico. Também é necessária a alteração do Código de Obras, simplificando o mesmo. Alterações de Plano Diretor e zoneamento, e o andamento do Plano de Mobilidade Urbana.

Ricardo Fernando Bartz (CDL Santa Cruz) – Apresentou a informação que em determinados segmentos da CDL Santa Cruz houve retração de 30 a até 50% no volume de vendas nesta pandemia, segundo pesquisa realizada ao final do primeiro semestre. Defendeu a desburocratização do setor público, em especial no município, a fim de que as guias possam ser geradas de forma instantânea.

Gabriel de Borba (ACI) – Defendeu a linha da simplificação e da desburocratização. Em especial, em relação à documentação, para tirar uma certidão negativa, por exemplo. Também destacou a importância da implantação da Lei da Liberdade Econômica no município. Também sugeriu um mecanismo para que a população possa sugerir simplificações em cada secretaria. Também deixou como sugestões a criação de programas de incentivo e fundo de atração de investimentos.

Eduardo Kroth (Assemp) – Também defendeu a desburocratização, a simplificação e a informatização no setor público. Citou que as empresas que trabalham de forma digitalizada estão passando tranqüilas pelo processo da pandemia. Defendeu a implantação da Lei da Liberdade Econômica e a sua aplicação. Defendeu a reinvenção das pessoas desempregadas e hoje não existe programa preparado para este problema. Trabalhar também com localismo, priorizando mão de obra e produtos locais.

Guilherme Pedroso (Comitê Tributário Municipal) – Defendeu a implantação de incentivos tributários e benefícios fiscais. A fim de que as empresas possam gestar novos empregos, renda e desenvolvimento econômico na cidade. Também defendeu a adoção dos termos de perdão de tributos e anistia tributária.

Confira o vídeo completo da reunião

Fonte: http://www.camarasantacruz.rs.gov.br/noticia/reuniao-especial-debate-retomada-da-economia-em-santa-cruz-1341


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web