Osteoporose causa dor

MITO - Osteoporose é uma doença muito prevalente em idosos e nas mulheres após a menopausa. A mudança hormonal que ocorre na menopausa leva a um desequilíbrio entre as células que formam e desgastam o osso, levando a um predomínio deste desgaste. Apenas a perda de massa óssea não leva a dor, porém leva a um risco aumentado de fraturas. Caso o paciente apresente alguma fratura, aí sim a dor estará presente.

O importante é iniciar o tratamento antes que a fratura aconteça! Pois uma fratura de fêmur, por exemplo, necessita de cirurgia para correção e esta não é isenta de riscos.

Muitos pacientes que têm osteoporose, também têm artrose, e por isso sentem dores articulares. A associação é comum pois as duas doenças: Osteoporose e Artrose são muito prevalentes. Por isso a dúvida é frequente!

Como a Osteoporose no início é uma doença assintomática, os pacientes de alto risco (idosos, tabagistas, mulheres após a menopausa e usuários de corticoides) devem realizar o rastreamento com um Raio-X de coluna e Densitometria óssea. Mas calma, a osteoporose tem tratamento, e este pode evitar fraturas e cirurgias no futuro. Muitos profissionais podem acompanhar e tratar a osteoporose, um deles é o Reumatologista.

As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica. Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann

Reumatologia e Clínica da Dor

CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570

FB/Insta: @eduardopochamnnreumato

Consultório: (51) 3713-2544 | Saint Gallen (51) 3715-6586


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web