IA é mais uma tendência de comunicação

A Inteligência Artificial (IA) pode incorporar alguns aspectos das tendências anteriores que já apresentamos. 
É o que podemos observar no caso dos eventos virtuais. A Inteligência Artificial ajuda, com a aplicação de chatbots e legendas ocultas — geradas automaticamente pelo reconhecimento da voz.
O que isso quer dizer? 
Isso enriquece a experiência, gera engajamento e coleta dados úteis para o negócio e para as estratégias de comunicação e Relações Públicas.
Já no campo da pesquisa por voz e imagens, a Inteligência Artificial é usada no processo e é considerada um dos principais fatores de sucesso desses dispositivos. No entanto, ela não deve ser considerada uma das tendências de comunicação para 2021 só por esses dois fatores. Da mesma forma, a extração de dados de documentos através de IA despontará em 2021, de acordo com a Forrester.
O lançamento de uma nova plataforma do Google, na nuvem e voltada para esse propósito, chamada Document AI, comprova essa tendência. A ferramenta utiliza a Inteligência para a leitura de documentos digitais.
Na prática, ela transforma o conteúdo dos arquivos em uma rede de dados que pode, futuramente, agilizar demandas internas nas empresas. É uma oportunidade para melhoria de processos nas organizações.
Vamos ao exemplo:
É importante ressaltar que a Inteligência Artificial não deve ser vista apenas como um tipo de comunicação fria e distante. Isso porque, quando é feita de forma inteligente e eficaz, a IA vem para ajudar as empresas, oferecendo um atendimento mais prático.
Usemos como exemplo a companhia aérea Gol. Ela já tinha lançado a Gal, um robô para auxiliar os passageiros com o embarque em 2019. Com o adiamento das viagens por conta da Covid-19, a companhia aérea usou a IA para enfrentar o desafio de remanejar a ocupação das aeronaves. Assim, a companhia conseguiu não só manter 80% das poltronas ocupadas durante a crise como tiveram 90% de aumento no autoatendimento para check-ins.
Essa maior familiaridade do público com a tecnologia já é um indicativo que a IA tende a ser mais aceita nos próximos anos.
Ainda segundo a Forrester, a previsão é que em 2021, mais de um terço das empresas vão usar alguma tecnologia desse tipo. Aquelas que não investirem em inteligência artificial correm o risco de ficar para trás.

#inteligenciaartificial#tendencias #comunicacao #casemarketing
 


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web