Fibromialgia - tratamento

Mais do que em outros problemas, o tratamento depende muito do paciente. O médico deve atuar mais como um guia do que somente uma pessoa que fornece remédios. É muito importante que a pessoa entenda que a atividade física regular e tratamento psicológico terá que ser mantida para o resto da vida, pelo risco dela voltar, se esta atividade for interrompida.

Diferentemente de outras enfermidades reumatológicas, como a Artrite Reumatoide e Artrose, a Fibromialgia não causa deformidades ou incapacidades físicas graves e com exercícios, medicamentos e melhora da ansiedade pode melhorar muito!

Entretanto, podemos observar, em um número significativo de pacientes, uma queda importante da qualidade de vida, com reflexos nos aspectos social, profissional e afetivo destes pacientes.

Uma questão central para os fibromiálgicos é a dificuldade para a execução de tarefas, profissionais ou do cotidiano. Os pacientes mostram-se extremamente inseguros quanto ao desempenho pessoal, gerando um estado crônico de revolta em relação a sua saúde. Queixam-se frequentemente da redução da qualidade do seu trabalho, com consequente influência em sua vida profissional.

Os antidepressivos e neuromoduladores atuam aumentando a quantidade de neurotransmissores que diminuem a dor, sendo por isso eficazes e utilizados no tratamento desta enfermidade debilitante e ainda pouco conhecida da classe médica e da população.

As informações aqui contidas foram concebidas para apoiar e não substituir uma consulta médica.

Caso tenha ficado com dúvidas ou precisa de orientações, entre em contato.

Dr. Eduardo Luís Pochmann
Reumatologia e Clínica da Dor

CRM 26111 RQE 19060/RQE 35570

FB/Insta: @eduardopochamnnreumato
Consultório: (51) 3713-2544 | Saint Gallen (51) 3715-6586 


logo

Rua Assis Brasil, 779 | Santa Cruz do Sul/RS | Brasil | CEP: 96810.158
Telefone/Whatsapp: (51) 99565-6593
suzi@casemkt.com | www.casemkt.com

Desenvolvido por Artistic Web